Vale a pena investir no MAGIC ONLINE?

Programas

A última versão do software do MOL ("V4") tem algumas graves falhas. Não há dúvidas que essas falhas são a maior parte do que você já ouviu sobre o MOL. Além disso, alguns anúnicos recentes da Wizards sobre inscrições e premiações de alguns eventos online trouxeram certo temor sobre a direção que a Wizards quer tomar para o jogo no longo prazo. Apesar de todas essas considerações, entretanto, o cliente funciona. Não é um design intuitivo (este, devemos ressaltar, é constantemente melhorado aos poucos em múltiplos pequenos updates), e há quedas de serviço e bugs; contudo, o serviço de atendimento ao cliente da Wizards é geralmente rápido em responder aos pedidos de reembolso. Jogadores novatos no MOL costumam ter menos problemas com o cliente do que jogadores que usaram as versões antigas do software, que eram mais intuitivas.

Pros
  • Jogue MTG a qualquer tempo, em virtualmente qualquer formato que desejar;
  • Alto nível de competição;
  • O engine de regras lida com todas as interações entre cards de acordo com as regras do jogo corretamente (salvo alguns bugs);
  • Facilidade de orçar suas despesas com o jogo (ver a seção CUSTOS abaixo);
  • Facilidade de obter cards (ver seção BOTS abaixo);
Contras
  • Interface não-intuitiva faz o aprendizado inicial mais complicado do que deveria;
  • Erros como cliques errados podem custar jogos;
  • Como em qualquer jogo online, algumas pessoas são babacas - achar pessoas _______ para jogar casualmente não é fácil (embora não impossível);
  • Não há trocas casuais - isso não foi sempre verdade, mas a prevalência e facilidade de compra e venda com bots basicamente eliminou as trocas casuais;
  • É necessário se usar o Windows para rodar o programa - pode-se usar Macs com workarounds.


Custos

O custo de uma conta nova é de US$10,00, pagos via PayPal ou cartão de crédito/débito. Cada conta nova vem com um Starter Kit novo, que inclui uma série de coisas. New Player Points podem ser usados para entrar em eventos especiais para contas novas; estes só podem ser obtidos através desses starter kits, e não podem ser comprados na loja. Já EVENT TICKETS, por sua vez, são a quase-moeda do Magic Online. Oficialmente, seu uso é apenas para pagar a inscrição de eventos sancionados; contudo, eles se tornaram a moeda corrente para a maior parte das transações entre jogadores (e entre jogadores e bots) no Magic Online (ler a seção de MERCADO abaixo). Todo custo além dos $10 iniciais para se jogar no MOL é determinado pelo jogador. Apesar de você não ser obrigado a gastar mais do que isso para jogar, suas oportunidades de jogar e competir em formatos particulares normalmente estará atrelada diretamente à quantidade de dinheiro que você pode gastar em cards, como no jogo em papel. Aqueles que desejarem jogar investindo pouco podem procurar dicas na seção "MOL SEM GASTAR MUITO" abaixo. Outra consideração financeira relevante é que jogadores procurando eventos em formatos limitados online devem estar preparados para um nível de competição tipicamente bem mais alto que o do draft médio padrão em lojas locais. A melhor forma de estimar o custo por evento limitado é usar Goatbots EV Calculator; EV, ou Expected Value (Valor Esperado, na sigla em inglês), é o custo total do evento levando em consideração os cards que você pode abrir, o valor de eventuais prêmios que você possa ganhar, e o custo de inscrição do evento. Você pode estimar o custo de um deck competitivo usando o site do mtggoldfish:


Format Cost
Standard $90 - 450
Modern $75 - 700
Legacy $100 - 1,600
Vintage $1,000 - 1,600
Pauper (commons only) $10 - 50


Conclusão

A maior parte dos jogadores irá concluir que a possibilidade de jogar à vontade, na hora que quiser, compensa os pontos contrários enunciados acima. Aqueles com restrições orçamentárias podem encontrar formatos, eventos e jogos casuais adequados às suas necessidades.


Estou dentro. E agora?

O que eu preciso saber antes de começar? 

  • NÃO abra boosters
    • Boosters devem ser usados para draftar ou vendidos por Event Tickets. O EV de abrir boosters online é muito baixo - ainda mais baixo do que o de abrir boosters de papel.
  • Pesquise antes de fazer compras
    • Leia a seção de mercado antes de começar a fazer compras. Sempre haverão aqueles tentando levar vantagem em cima de jogadores novos e/ou desinformados - tanto humanos quanto bots. Pesquise, encontre os vendedores apropriados para você, e siga com eles.
  • Pratique antes de jogar eventos sancionados
    • Jogo construído é mais fácil de praticar que limitado, e às vezes as salas de treino não são suficientes para substituir eventos sancionados. Esteja ciente de que o nível de habilidade do jogador médio do Magic Online provavelmente é bem mais alto do que você está acostumado. Também esteja ciente de que jogar no MOL requer uma certa adaptação própria, peculiar ao programa. Os eventos tem um relógio temporizador, como xadrez, e se seu tempo acabar você simplesmente perde o jogo; além disso, erros em cliques e outros similares também podem lhe custar jogos. .
    • Use o modo "Solitaire" disponível no cliente para se acostumar com a interface antes de jogar com outras pessoas.
  • Defina seus stops
    • Antes de jogar torneios, você deve definir suas pausas de prioridade em jogo. Estas pausas fazem com que o programa pare nas fases/etapas que você deseja agir em cada turno, e defini-las previamente evita as desconfortáveis situações onde o programa pula situações importantes onde você gostaria de jogar algum efeito e não consegue. Você pode encontrar suas pausas na aba Account -> In-Duel Settings a partir da tela principal do MOL. Se você não tem uma pausa numa fase/etapa em particular, o programa automaticamente supõe que você não quer fazer nada nesta, e a pula sem dar-lhe prioridade para realizar efeitos; por outro lado, definir pausas em todas as etapas não é eficiente, e pode fazer com que você gaste uma quantidade significativa de seu tempo de jogo. O programa tem recomendações próprias de pausas, mas as pausas ideais podem variar de acordo com seu deck ou seu estilo de jogo. Você pode sempre mudar suas pausas a qualquer tempo - mesmo no meio de uma partida.






Começando

1. Baixe o cliente: O download está disponível aqui. Por favor se certifique de checar os requerimentos mínimos de configuração na parte inferior da página.
2. Crie uma conta: Registre uma conta nova aqui.
3. Faça um Tour: Confira o vídeo de introdução do MOL da Wizards:



4. Event Tickets: Guarde-os por agora; você vai usá-los quando você aprender mais sobre o mercado e a economia do MOL, ou quando você entrar em torneios que não são para jogadores iniciantes.
5. New Player Points - Você começa com 20, e não pode conseguir mais. Recomendamos fortemente que antes de entrar em qualquer evento, você pesquise um pouco sobre o formato para que você obtenha o máximo de cada um desses pontos. Você tem duas opções de eventos para jogar: (1) Phantom Draft League; ou (2) 2-Player Standard Constructed. As ligas de Draft custam 4 New Player Tickets e a fila de Constructed custa 2 New Player Tickets. Assim sendo, você vai jogar apenas contra novas contas - que podem ou não ser de novos jogadores.
 - New Player Phantom Draft League - Até duas rodadas, com duas vitórias rendendo 10 Play Points, uma vitória rendendo 5 Play Points, e zero vitórias não rendendo nada. 
 - New Player Standard Constructed - Uma rodada, com vitória rendendo 5 Play Points.
6. Avatares - Você ganha cinco novos avatares. Estes avatares são usados como sua foto de perfil, e não mais que isso. Existe um avatar notável - Momir Vig - que tem um formato especial associado a ele no Magic Online.
7. Cards - Você também começa com alguns cards. Como você deve imaginar, estes cards não possuem valor significativo - contudo, você pode usá-las para montar um deck rapidamente e testar o sistema.
8. Play Points - Play Points foram adicionados ao Magic Online em julho de 2015, conforme detalhado neste anúncio da Wizards. Na prática, cada Play Point possui o "valor" de 1/10 de Event Ticket; ou seja, você pode usá-los para pagar inscrições no MOL na proporção de 10 pontos para cada ticket. Na verdade, o "valor" destes Play Points se correlaciona apenas ao seu desejo e capacidade de jogar eventos, pois estes não são itens comercializáveis. Em outras palavras, a única forma de monetizar os Play Points é os utilizando para pagar inscrições de eventos. Deve-se ressaltar que Play Points não estão à venda - você só pode conseguir Play Points como premiação em eventos (atualmente, em todos os eventos em formatos construídos). Isto é relevante pois opções de inscrição para eventos não podem ser pagas usando parte em Tickets e parte em Play Points - você deve utilizar apenas uma das formas disponíveis.
9. Treasure Chests - Treasure Chests (Arcas de Tesouro) foram introduzidas no MOL em outubro de 2016. Apesar de originalmente elas não serem comercializáveis, em novembro do mesmo ano elas foram atualizadas para tal, e assim são um item com um valor de mercado próprio. Treasure Chests são dadas como prêmios em certos eventos. Elas funcionam como bilhetes de loteria, com suas chances de encontrar itens de valor ao abri-las baseadas em probabilidades determinadas pela Wizards. Treasure Chests atualmente possuem uma lista "curada" de cards que a Wizards seleciona como prêmios possíveis; você também pode abrir boosters, uma rara ou mítica completamente aleatória de uma expansão legal no formato Moderno, uma comum ou incomum legal no formato Standard, ou alguma combinação das opções anteriores. A lista de cards "curados" e as probabilidades do que pode ser encontrado numa Treasure Chest pode ser encontrada aqui.
10. Phantom Points - Phantom Points agora foram eliminados do Magic Online, sendo substituídos por Play Points. Esta mudança foi completada em julho de 2015. 
11. Bot Credit - Estes atuam como cartões de presente nos bots, que iremos discutir mais tarde. Nós oferecemos 2 Bot Credits para qualquer novo jogador de MOL como um presente de boas vindas!

Economia

A economia do MTGO é tanto previsível quanto imprevisível, dependendo da sua familiaridade com ela. Por ser como você vai obter cards e/ou boosters para jogar, entendê-la é uma das partes mais fundamentais para que se possa aproveitar plenamente a experiência de jogar MOL. Você não precisa ser um mestre em economia ou finanças para entender o básico da economia do MOL - o princípio da oferta e demanda cobre a maior parte dos aspectos da economia interna do programa.

Event Tickets - A moeda primária do MOL é o Event Ticket, também conhecido como "Tix". Esta não é uma moeda oficialmente sancionada pela Wizards, e assim sendo o Tix possui apenas um uso oficial dentro do jogo: pagar inscrições de eventos. Tix custam US$1,00 na loja oficial do MOL (no Brasil, no momento desta tradução, ainda não incide ICMS sobre esta compra, o que pode mudar no futuro). Cada Tix em existência se originou em algum ponto da loja do MOL. Você não pode comprar ou obter Tix parciais (como "centavos de tix").

Preço de mercado secundário - Tickets: Historicamente, o valor de mercado secundário dos Tix chegou a ser baixo como US$0,80. Anos atrás, a Wizards fez duas importantes mudanças que elevou estes preços: (1) começou a recolher impostos sobre as vendas em grandes jurisdições - até 20% em alguns países europeus, e (2) passou a dar a opção de entrada em eventos com o uso apenas de Tix - antigamente, você só podia entrar em um draft com tix e boosters, por exemplo. O #2 reduz significativamente a oferta de Tix no mercado secundário, e é uma razão para a flutuação de subida do preço. #1 cria demanda adicional no mercado secundário de países onde os impostos são cobrados na loja do MOL, já que normalmente os vendedores do mercado secundário não vão cobrar impostos. Atualmente, o valor do Tix no mercado secundário varia entre US$0,90 e US$1,10, dependendo de vários fatores.

No Brasil, não é feita cobrança direta de imposto sobre as vendas na loja como anteriormente mencionado, mas o IOF cobrado nas operações de cartão de crédito internacionais (6,38% no momento desta tradução), junto com o câmbio desfavorável normalmente ofertado pelas operadoras de cartão, aumentam a demanda pelo Tix no mercado secundário, pois não é barato comprá-lo na loja do MOL. O preço no Brasil, normalmente, é atrelado ao dólar; contudo, não costuma ser muito sensível a rápidas variações no câmbio, e por isso às vezes pode ser ofertado por um pouco menos ou mais que o valor no mercado global. Mas, em linhas gerais, a base (convertida de dólar pra real) apresentada acima é sólida para o valor do Tix também no Brasil.

Compras no Mercado Secundário - Event Tickets: Em linhas gerais, existem três opções para comprar Tix:
1. Comprar da loja do MTGO: custa US$1,00 mais taxas aplicáveis. Não existe risco nesta opção.
2. Comprar de uma loja conhecida no mercado: o custo varia entre US$0.99 e US$1.10. Normalmente estes são ofertados para jogadores que teriam que pagar altas taxas para comprar Tix na loja do MOL, e não são vendidos em volumes significativos. O risco é muito baixo nesta opção.
3. Comprar de um usuário qualquer no MOL: o custo varia entre US$0,92 e US$0,98 por Tix. Vendedores legítimos usando este método tentam conseguir um negócio melhor que vender para uma loja conhecida; contudo, existe uma alta quantidade de Tix fraudulentos sendo vendidos desta forma, e com isso há risco significativo nesta opção. Veja a seção Fraude abaixo para mais informações.

Vendas no mercado secundário - Event Tickets: Em linhas gerais, existem duas opções para vender Tix:
1. Vender para uma loja conhecida no mercado: o preço flutua com oferta e demanda, mas tipicamente é entre US$0,90 e US$0,96 por Tix. O risco é muito baixo nesta opção.
2. Vender para um usuário qualquer no MOL: o preço flutua com oferta e demanda, mas tipicamente é entre US$0,92 e US$0,98 por Tix. Esta opção possui risco significativo, conforme descrito na seção Fraude abaixo.

Fraude e Event Tickets: Dado que Tix são tratados como uma moeda no MOL, existem uma grande quantidade de fraudes envolvendo transações de Tix. Você pode evitá-las fazendo compras na loja oficial do MOL, ou em lojas conhecidas no mercado secundário. Para aqueles que escolham comprar de usuários menos conhecidos no MOL, devem estar atentos aos riscos abaixo:

  • Event Tickets roubados - Usuários que compram Tix da loja oficial da Wizards com um cartão de crédito roubado ou falso. Quando a Wizards descobre a ocorrência, eles trancam a conta que fez a compra, e todas as que adquiriram os tickets decorrentes desta. Isso significa que qualquer conta que recebe cards ou Tickets em troca de nada do fraudador original será trancada e investigada. Em geral, investigações são concluídas em no máximo 24 horas. Se você consegue provar que legitimamente comprou os tickets usando alguma fonte externa (como o PayPal, por exemplo), a Wizards pode te liberar e deixar você manter o produto roubado (após um período de trancamento). Contas que consistentemente compram produtos roubados, ou fazem transações com usuários com as mesmas informações (mesma conta de PayPal, por exemplo) podem estar sujeitas a sanções adicionais da Wizards.
  • Estornos - Este golpe é tipicamente visto de compradores usando PayPal para comprar Tix, e podem funcionar de várias formas. O comprador está de alguma forma usando o PayPal para fraudar o vendedor:
    • Usando um cartão de crédito roubado no PayPal, e a compra depois é estornada pelo banco por trás do cartão roubado;
    • Usando uma conta roubada do PayPal, e a compra depois é estornada pelo PayPal a pedido do dono original da conta;
    • Fraudulentamente alegando não recebimento dos itens comprados (a política do PayPal não protege o vendedor de itens intangíveis;
    • Outras investigações/alertas de fraude "desconhecidas" do PayPal (os detalhes são confusos, mas o resultado final é igual.

Em todos os casos, o PayPal irá estornar o dinheiro após ele já ter sido recebido em sua conta e não há métodos para recuperar este dinheiro ou os Tix que você vendeu. Este estorno pode ocorrer até 180 dias depois da transação original. Tipicamente, o PayPal oferecerá pouca ou nenhuma assistência ou proteção como vendedor.

Gerenciamento de Coleção - Gerenciar sua coleção é uma parte crucial da sua experiência no MOL, uma vez que isto determina os cards que você tem disponíveis para jogar. Indo além, sendo o Magic um jogo de cards colecionáveis, como e o que você coleciona é importante para muitos jogadores - e importante para a economia do MOL de modo geral.

Na V4 do MOL, a tela Collection (coleção) é onde você vai montar e editar seus decks salvos. A Wizards possui um tutorial que dá uma visão geral de como usar a tela Collection e como montar decks:


Existem essencialmente duas formas de adicionar cards à sua coleção: trocas e abrindo produtos. Trocas são uma parte integral da experiência do MOL e sua economia - você pode ler mais sobre elas na próxima seção. Abrir produtos selados, como você descobriu no início deste tutorial, não é algo que você deve fazer. Contudo, quando você entra em eventos de formatos Limitados (draft e selado), os cards que você recebe nestes eventos vão direto para a sua coleção. Este é um excelente método para jogadores que curtam Limitado e também querem montar uma coleção; contudo, se você procura por cards específicos, é quase sempre mais barato procurá-las por meio de trocas do que tentar obtê-las por eventos de Limitado.

Alguns cards promocionais são disponibilizadas pela Wizards de tempos em tempos. Eles podem ser recompensas por entrar em eventos, ganhar eventos, ou comprar coisas da loja oficial do MOL. A Wizards divulga anúncios periódicos sobre que promos são disponibilizadas e como você pode consegui-las. Assim como quase qualquer card ou produto no MOL, você pode sempre trocar para obtê-las.

Trocas - Quando o MOL foi lançado inicialmente, o sistema de trocas era muito diferente do que é hoje. Trocas casuais eram muito comuns, e haviam algumas grandes lojas/dealers que operavam sites de vendas de singles - da mesma forma que o mercado de papel atual. Bots de troca automática, ou simplesmente "bots", mudaram completamente a forma como trocas ocorrem no MOL. Trocas casuais ou de jogador para jogador são virtualmente inexistentes no MOL hoje em dia; em vez disso, a imensa maioria das transações é feita por bots. Ainda assim, trocas continuam sendo fundamentais para uma experiência completa no MOL, uma vez que é como você tipicamente vai conseguir suas cards.

O ato de trocar - A Wizards fez um vídeo explicando os básicos das trocas:




Bots - bots são programas de computador que existem para executar ações específicas no MOL; a maioria dos bots troca cards de alguma forma. A maioria dos bots vai comprar cards, vender cards, trocar cards, dar cards de presente, ou alguma combinação das opções anteriores. Bots não possuem qualquer tipo de suporte da Wizards, e assim sendo você deve ser extremamente cuidadoso quando escolher os bots que você usar. Dito isso, se você ver um Bot cometendo fraude ou violando de qualquer outra forma o Code of Conduct (Código de Conduta) do MOL, você pode reportá-lo para a Wizards e na imensa maioria das vezes eles vão sancioná-la.

O software que os bots rodam é criado por uma empresa terceirizada. A maioria das grandes lojas trabalha com software próprio, não disponível ao público em geral. Muitos pequenos comerciantes ou colecionadores usam softwares disponíveis ao público. O preço para obter tais softwares varia. O mais popular destes é o MTGOLibrary, e a vasta maioria dos bots no MTGO hoje usa este software. Deve se ressaltar que rodar um Bot bem sucedido não é algo tão simples quanto ligá-lo e fazer dinheiro; o operador do Bot deve possuir um excelente entendimento do funcionamento da economia do MOL para ter uma rede de bots bem sucedida. Além disso, usando software de terceiros, você sujeita seu computador e sua coleção no MOL à pessoa que programou o software.

Trocando com bots - A maioria dos bots opera de forma similar quando comprando ou vendendo cards, apesar de haverem algumas diferenças. Geralmente, o Bot irá guiá-lo através do processo da troca por meio de prompts no chat do MOL. Bots tipicamente operam num sistema de crédito - se você compra ou vende cards por uma fração de Tix, eles salvam seus créditos para a próxima vez que você efetua uma troca com um Bot usando o mesmo sistema de créditos. Por esta razão, a maioria dos jogadores irá escolher algumas redes de bots que se adequem às suas necessidades, e usar estas redes quase exclusivamente. Veja abaixo para redes de bots recomendadas. Há alguns tipos de bots no mercado:

  • Bots de venda - Estes bots oferecem tudo em sua coleção para venda. Clique num card e receba uma cotação de preço. Alguns bots possuem um website que posta seus preços e/ou estoque em tempo real.
  • Bots de compra - Estes bots compram cards de sua coleção por tickets. Abra a troca com um bot deste tipo com as cards que você gostaria de vender na pasta de troca. Alguns bots possuem um website que posta seus preços de compra e/ou quantidade desejada em tempo real. Geralmente, bots de compra vão apenas dar cotações para cards que eles "precisam".
  • Bots de troca - Estes bots trocam cards por cards. Eles funcionam de forma similar à bots de compra ou venda, mas trocam cards por cards. Apesar de bots da MTGOLibrary serem desta categoria em termos de funcionalidade, eles também podem comprar ou vender cards. Alguns bots fazem todas as operações ao mesmo tempo também, trocando cards e tickets simultaneamente.
  • Bots grátis - Algumas redes de bots oferecem cards gratuitamente; as regras de quantas e com que frequência você pode conseguir tais cards podem variar. Veja na seção "MOL sem gastar muito" abaixo para ver uma lista de Bots grátis.

Redes de bots recomendadas - Estas redes possuem uma grande rede quantidade de bots na mesma rede, bons softwares, estoque extensivo e preços competitivos.

Trocando com Humanos - apesar das trocas serem dominadas por bots, trocas entre humanos ainda existem. Humanos irão tipicamente indicar que não são bots colocando "Human" na sua mensagem nos classificados. Deve-se notar que as razões que bots se tornaram são populares fazem humanos serem menos atrativos para novatos no MTGO, incluindo pechinchar, desinformação de preços, e disponibilidade de cards. Alguns jogadores gostam de pechinchar, e assim sendo trocar com outros humanos pode ser ideal para estes. Algumas lojas também operam websites que vendem cards e fazem suas entregas por operadores humanos. Notavelmente, lojas que oferecem este serviço incluem:

Preços de Cards - Preços no MOL podem ser significativamente diferentes de seus equivalentes de papel. Preços variam muito rapidamente no MOL, até mesmo dentro de um único dia. Não existe nenhum "guia de preços" para o MOL, mas a maioria dos jogadores usa uma combinação de sites de lojas para ter uma estimativa razoável do preço de um card. MTGOWikiPrice normalmente é citado como um bom guia; contudo, recomendamos cautela aos usuários deste site devido ao fato de que, por vezes, os "melhores preços de compra" destes podem ser dominados por bots sem tickets para comprar cards, bots que nem mesmo compram cards, ou bots que não estão online - fazendo com que os preços deste site sejam apenas marginalmente úteis. MTGGoldfish usa os preços de certas lojas e os atualiza durante o dia, e possui um formato fácil para encontrar os preços de cards. No fim do dia, a maioria dos preços de cards podem ser explicados pelos princípios da oferta e demanda. Quais aspectos de oferta e demanda estão afetando um preço em particular a cada momento são em última análise a chave em decifrar os preços no MOL.

Oferta para dentro do sistema - Oferta no MOL vem de boosters - ou boosters abertos, ou eventos limitados. Como a vasta maioria dos jogadores conhece a regra de ouro "não abra seus boosters" no MOL, a maior parte da oferta de cards vem de eventos de Limitado, ou, mais especificamente, drafts.

A popularidade de um ambiente limitado, assim sendo, possui um grande impacto na oferta de cartas no sistema do MOL. Adicionalmente, já que a maior parte da oferta vem de eventos de Limitado, o valor esperado destes normalmente age como um teto para preços de cards nos sets do formato de Limitado corrente. Em outras palavras, se os preços dos cards num set estão tão altos que tornam jogar Limitado mais barato graças ao valor do que é aberto, jogadores são incentivados a continuar jogando até que a oferta é tal que o preço dos cards nestes sets não subsidia significativamente o custo de jogar os eventos.

A Wizards vai vender uma quantidade ilimitada de boosters em sua loja no MSRP (preço sugerido de venda), o que normalmente representa um teto para preços de boosters no MOL. Usualmente, o preço de mercado secundário de boosters fechados é menor que o preço da loga do MOL devido à oferta de boosters no sistema. Como boosters são dados como premiação em eventos, a quantidade e, por consequencia, o preço destes boosters no mercado é significativamente impactado não só pela quantidade de boosters distribuída nos eventos, mas também (1) pelas opções de entrada nos eventos

Por exemplo: Prereleases requerem Tix para inscrição, e você não pode usar boosters - mas estes pagam boosters como premiação. Por isso, o preço de mercado secundário de boosters durante prereleases normalmente é significativamente mais baixo que o MSRP.

e (2) o mix de boosters dado.

Por exemplo: os boosters que são pagos em eventos Construídos, nos quais você só pode se inscrever com Tix, podem ter um efeito significativo nos preços - especialmente quando você considera que jogadores de Construído são menos propensos a usar estes boosters em um evento de Limitado, em vez disso vendendo-os para jogar mais eventos Construídos. A mudança nos prêmios dos eventos Construídos recentemente, com a introdução das Treasure Chests, tenta minimizar este problema reduzindo a quantidade de boosters que entra no sistema.

Por fim, a Wizards oferece certos cards promocionais e "existentes" através de um novo produto, as Treasure Chests, já mencionadas anteriormente. Estas consistem de uma combinação de cards de uma lista "curada" (estabelecida pela Wizards periodicamente), raras/míticas de um set legal em Modern, ou Boosters. As cartas e boosters de Treasure Chests representam mais oferta dentro do sistema, e dependendo da oferta existente, podem afetar significativamente os preços de cartas da mesma versão, ou similares, que já existem no MOL. Normalmente isto ocorre quando ocorrem atualizações da lista "curada".

Oferta para fora do sistema - A única forma real de cartas saírem do sistema do MOL é a set redemption (redenção de sets). Em resumo, a Wizards permite a você "redimir" sets completos de cards para a versão de papel destes. Você dá à Wizards o set completo no MOL, e recebe pelo correio o set de papel da Wizards. A MTGSalvation possui um tutorial detalhado sobre como é o processo.

A redemption é o único elo real entre a oferta de cards de papel e no MOL, e pode afetar preços em ambos os mercados. Sets que não são mais redimíveis (tanto por estarem fora da janela de redenção por serem antigos, ou por serem desenhados apenas para o MOL, como Vintage Masters) não possuem qualquer elo entre tais mercados. A redemption possui um efeito muito significativo no número de cartas de um set em particular no MOL, e assim sendo possui um grande efeito sobre o preço das cartas neste. Você pode até observar flutuações semanais nos preços do MOL de acordo com o calendário de redemption. Além disso, alguns valores de cards podem ser significativamente explicados pela set redemption - por exemplo, foils míticas em sets redimíveis. Algumas mythic rare foils são 5, 10 ou até 20 vezes mais caras que suas versões normais pois aqueles interessados em fazer redenções devem coletar uma de cada foil do set para conseguir efetuar o redeem. 

Não está relacionada a "oferta de mercado" dos cards, que é um conceito mais difícil de observar e entender. Em essência, cards que estão na oferta disponível são os fatores determinantes nos preços das cartas. Jogadores que possuem cards sem a intenção de vendê-los, cards banidos, ou outros fatores podem impedir certos cards de estarem na oferta disponível. Em muitos casos, cards podem entrar e sair do sistema de acordo com a elasticidade de preços da pessoa que os possuem, ou fatores pessoais desta (exemplo: um colecionador ou jogador rico se desfazendo de sua grande coleção e vendendo-a para uma loja que coloca todas estas de volta na oferta disponível). 

Num nível mais elevado, cards que podem ou não rapidamente se tornar parte do mercado disponível são a oferta de curto prazo de um card no MOL, e assim representam a oferta na equação de oferta/demanda que determina preços de cards.

Demanda - A demanda por cards é um termo muito amplo, e é muito fluida. Num nível muito básico, a demanda por um card é o número de pessoas procurando comprá-lo a um certo preço. Conforme este preço sobe ou desce, o número de compradores (e assim, a demanda) pode subir ou descer junto. Há um número de fatores que afetam a demanda agregada de um card, notavelmente:

  • Jogabilidade em Construído - quanto mais jogada é um card, maior a demanda por ele. Quanto melhor o deck associado à um card, mais demanda há. Jogabilidade num determinado formato é uma rede muito ampla pois há muitos formatos diferentes. Standard é o formato mais demandado, mas também é o que mais muda com as rotações constantes. Modern, Legacy e Vintage todos podem ter algum impacto na demanda de determinado card, e um card que é bom em determinado formato não necessariamente é bom em outros. O quão bom cada card é em cada formato pode variar rapidamente - particularmente quando sets novos entram ou saem de cada formato, ou quando certas estratégias são descobertas e copiadas (o que acontece tipicamente em grandes eventos de papel, como Pro Tours e Grand Prix).
  • Finanças/especulação - A comunidade mtgfinance cresceu consideravelmente nos últimos anos conforme mais e mais pessoas focam no potencial de lucro de movimentos rápidos de preços de cards. Esta comunidade é muito rápida em capitalizar em cima de mudanças de preço, e são uma grande razão dessas mudanças serem tão velozes no MOL. Às vezes, certos cards podem subir ou descer em antecipação a certos eventos, como Pro Tours. Você pode saber mais sobre esta comunidade no Reddit (nota: a discussão é relativa tanto a cards no MOL quanto de papel).
  • Colecionabilidade - Este fator afeta sets raros e de oferta limitada mais que sets novos. O MOL possui alguns cards que são muito raros, e tipicamente tem um premium muito elevado. O mercado para este tipo de cards tende a ser bem pequeno e especializado. Foils podem também serem agrupadas nesta categoria de demanda; foils podem ser difíceis de precificar, com algumas sendo até ligeiramente mais baratas que suas categorias normais. Coleções de foils sofreram forte depreciação quando do lançamento da V4 pois nesta versão do software elas são muito menos bonitas que nas anteriores; a Wizards disse que pretende trabalhar para melhorar o visual das foils no MOL em algum ponto futuro.
  • Set Redemption - Esta afeta tanto a oferta quanto a demanda de cards no MOL. A demanda de um set em particular pode flutuar baseada no preço dos cards deste em papel, o calendário de redenções, o estoque disponível para redenções, e a demanda do set em papel..


Vamos Jogar!


Existem duas maneiras de jogar no MTGO - em eventos, e fora de eventos. Jogos fora de eventos são disponíveis apenas para Construído, e eventos podem ser tanto Construídos quanto Limitados.

Jogos fora de eventos - Jogar fora de eventos é gratuito (não incluindo o custo do deck que você usa). A Wizards tem um tutorial de como encontrar um jogo:



Na aba Play Lobby (sala de jogos), você pode encontrar estas partidas usando os filtros na parte superior esquerda e escolhendo "Constructed Open Play". 
O nível de habilidade que você escolhe geralmente irá determinar os tipos de oponentes e decks que você enfrenta.

Esteja avisado de que você irá encontrar muitos jogadores que irão reclamar do tipo de deck que você está jogando em qualquer uma das salas que você escolher. Você também irá encontrar pessoas jogando com netdecks (decks copiados da internet) na sala "Just Starting Out" (de iniciantes), ou jogando com decks que não batem com sua definição do tipo de sala onde você está - seja ela a de treinamento para torneios ou a "Just For Fun" (casual). Isso é inevitável em qualquer jogo online, claro, mas a melhor maneira de evitar este problema é ser o mais específico possível quando procurando oponentes para suas partidas. Melhor ainda, se você puder encontrar indivíduos que pensam da mesma forma que você (através de um clan, ou outra comunidade do MOL), você terá uma experiência melhor do que teria jogando contra oponentes desconhecidos.

Apesar de não ser intuitivo, cada sala de jogo aberto possui uma sala de chat que você pode encontrar clicando o menu de chat no canto superior direito.

Jogo em eventos - Todo evento possui um custo associado a ele. Uma lista atualizada de eventos disponíveis atualmente, incluindo seu custo e o suporte de prêmios para eles está disponível aqui. A Wizards criou um vídeo tutorial explicando em linhas gerais como encontrar eventos específicos: 






Eventos (aka torneios) oferecem uma forma de jogar os formatos que você deseja contra alguns dos melhores jogadores do mundo. Tipicamente, quanto maior o prêmio envolvido, maior o nível da competição.

Todos os eventos no MOL tem um altíssimo nível de competição, e você deve estar preparado para isso como um novato no MOL.

Às vezes, bugs e outros problemas inesperados podem ocasionar o cancelamento de um evento, ou causar a você uma derrota. Se isso acontecer, você pode requerer um reembolso do serviço de atendimento da Wizards. A política de reembolsos pode ser encontrada aqui. Um ponto contencioso na comunidade recente era que a Wizards não oferecia reembolsos pelos prêmios que jogadores poderiam receber se o problema não tivesse acontecido, mas isto foi mudado recentemente.

Jogando um Jogo - Jogar os jogos de fato é algo que você precisa praticar para se familiarizar o suficiente. Diferentemente do jogo de papel, o MOL automatiza certas ações que você está acostumado a fazer manualmente quando jogando - desvirar permanentes, habilidades desencadeadas, e controle da pilha. Existem numerosas dicas e atalhos no jogo que irão ajudá-lo a jogar mais eficientemente. Conforme você joga mais jogos online, sua habilidade de jogar efetivamente aumenta.

Existe um modo "Solitaire" (solitário) no MOL, que permite a você jogar sem um oponente, que é muito útil para aprender o sistema.

A Wizards tem um vídeo ensinando os básicos de como se jogar uma partida online; deve-se notar que ao longo do tempo a Wizards mudou (e continuará mudando) gradativamente o visual da interface. Os princípios gerais do jogo são, contudo, constantes, mas alguns aspectos podem parecer diferentes visualmente no vídeo que na tela de jogo atual:




Dicas, Truques e Atalhos

O MOL possui algumas funcionalidades escondidas com as quais você pode ou não estar familiarizado. Na verdade, com certeza existem truques no cliente com os quais nem mesmo nós estamos acostumados - então, se você descobrir algum novo, entre em contato conosco para que possamos melhorar este guia!

Jogabilidade - Os atalhos mais importantes para a jogabilidade são as hotkeys (teclas de atalho). Hotkeys irão te permitir jogar mais eficientemente e podem salvar tempo valioso no seu relógio de jogo (quando seu relógio chega a zero, você perde a rodada). Você pode mudar (e modificar) suas hotkeys na V4 na aba Account, e depois clicando em Input Settings, na esquerda da sua tela. Abaixo estão as hotkeys padrão:

General Key Bindings

Hotkey Usage
3 Sim
4 Não
Q Zoom (segurar a tecla)

Ajuda
ESC Cancelar
CTRL+Z Desfaz a última ação (normalmente serve para desvirar terrenos, se você por exemplo adiciona o tipo de mana errado à sua reserva)
W Gera mana automaticamente (segurar a tecla)


In-Duel Key Bindings

Hotkey Usage
1 Passar a prioridade (equivalente a clicar em OK)
5 Cancela todas as passagens automáticas de prioridade (ver abaixo)
2 Passa a prioridade até o oponente fazer algo que você deva responder
E Olha cartas viradas de cabeça pra baixo (segurando)
6 Passa a prioridade até o final do turno (CUIDADO: Seja cuidadoso com esta opção, pois ela pula o turno inteiro, e pode acontecer muito rápido se seu oponente também apertar F6. Use apenas quando você realmente não tiver nada que possa querer jogar, incluindo em resposta a qualquer ação que seu oponente possa fazer)
7 Ordena automaticamente as habilidades na pilha
8 Desabilitar Blefes
Sempre escolher sim para esse evento

Outras dicas, truques e atalhos de jogabilidade:

  • Antes de jogar qualquer coisa, você deve definir suas pausas de prioridade durante o jogo. Isso vai informar ao programa quando dar-lhe prioridade durante uma partida, e definir estas agora irá evitar as infelizes situações onde o jogo pula fases importantes de um turno numa partida. Você pode encontrar essas pausas na aba Account e clicando na opção In-Duel Settings, na parte esquerda da tela. Se você não tem uma pausa definida numa fase em particular, o programa automaticamente presume que você não quer nunca fazer nada naquela fase e, assim, a pula por completo sem dar-lhe a prioridade para agir; do outro lado da balança, definir pausas em todas as etapas não é eficiente e pode gastar tempo considerável do seu limitado relógio de jogo. O programa tem pausas recomendadas, e as pausas ideais podem variar para cada jogador de acordo com seu estilo de jogo. Você sempre pode mudar suas pausas a qualquer tempo - inclusive no meio de uma partida.

Trocas - Trocar cards no cliente do V4 em geral é difícil, se comparado às versões anteriores. Bugs podem dificultar bastante as coisas também. Contudo, algumas mudanças na V4 podem fazer o ato de trocar melhor e mais eficiente que as versões anteriores:

  • Procurando cards faltando para um deck/arquivo de coleção específicos: quando estiver na tela de troca, na área de busta do canto superior esquerdo você verá o botão "Search Tool" (ferramenta de busca). Esta ferramenta deixa você carregar um deck ou arquivo, e o programa procura entre os cards disponíveis para troca todos os cards neste deck ou coleção que você ainda não tem. Uma mensagem aparecerá numa janela pop-up com as cartas que não forem encontradas. Esta é uma ferramenta poderosa para trocas mais rápidas.

Maneiras de abrir trocas::

  • Clique com o botão direito em alguém de sua lista de amigos, ou no chat, e selecione "Trade".
  • Nos Classifieds (classificados), passe o mouse sobre a listagem e selecione o botão "Trade" na ponta direita
  • No Classifieds, dê um clique duplo na listagem

Gerenciamento de Coleção: A nova interface de coleção do V4 não usa mais o "fichário" de versões anteriores do MOL. Em vez disso, temos o que é essencialmente uma bagunça, com todos os cards aparecendo na mesma página. Abaixo, algumas dicas para ajudar:

  • A hotkey Z é importantíssima para ajudar-lhe a ver todos os cards.
  • Você pode criar arquivos .DEK, .TXT e .CSV da sua coleção:
    • Na visão de lista: clique direito na cabeça da coluna, "select all" (selecionar tudo). Clique direito novamente, "Export selected cards" (exportar cards selecionados). Escolha o tipo de arquivo quando for salvar (o padrão é .DEK - arquivo de deck)
    • Na visão de cards: clique direito em qualquer lugar em branco da sua coleção (i.e, não em um card), "select all". Clique direito no mesmo lugar, "export selected cards". Escolha o tipo de arquivo quando for salvar.
  • Você pode criar arquivos .DEK, .TXT e .CSV de quaisquer decks ou pastas que você tenha:
    • No canto infernor esquerdo, clique direito no deck ou pasta que você queira explortar, e então escolha a opção "Export" (exportar).

Outros:

  • Veja sua rating: adicionado recentemente ao V4, você pode ver sua rating (em ELO, como no papel antes da adoção dos Planeswalker Points) na aba Account e clicando em Game History; sua rating aparece no topo
  • Na mesma aba onde você vê sua rating, você pode ver os replays dos seus jogos mais recentes. 
    • Nota: Estes replays incluem os Event Numbers (números de evento), que são muito úteis para quando você for fazer pedidos de reembolsos para a Wizards por bugs.
  • Ainda na mesma aba, você pode escolher salvar os logs de seus drafts no canto inferior esquerdo. Você pode escolher também a pasta onde estes logs ficarão salvos.

Recursos do MTGO e FAQ

Recursos Oficiais da Wizards:

O Shuffler: Muitas discussões foram tidas desde o início do MOL sobre seu shuffler (o algoritmo que embaralha os cards) e se ele funciona corretamente ou não. Testes exaustivos foram feitos para determinar que o shuffler é, realmente, completamente aleatório. Um post no MTGSalvation responde aos questionamentos sobre a aleatoriedade do shuffler em detalhe. É importante ressalvar duas coisas importantes:

  1. Zicas de mana (não comprar mana para fazer suas spells) e "bad beats" são mais fáceis de lembrar do que quando seu deck vem com uma abertura perfeita. Todos nós, às vezes, experimentamos ocorrências extremamente improváveis para o bem e para o mal, mesmo dentro de um único torneio. Acontece, é parte do Magic (tanto online quanto no papel).
  2. Como ressalvado, o shuffler é completamente aleatório. Isso é diferente de como você embaralha na vida real. Assim sendo, você pode experimentar mais zicas e floods (comprar mana demais e não ter spells para fazer) do que você está acostumado. Esteja certo de utilizar sempre o melhor número possível de terrenos para seu deck estatisticamente, para maximizar suas chances de ter bons jogos.

Jogar MOL num Mac - O MOL é suportado apenas para Windows, pois é programado usando .NET. O Limited Resources possui um guia para jogar MOL num Mac usando o Virtualization Software.

MOL Sem Gastar Muito 


Hobbies podem ser caros, e o MOL não é diferente. Temos duas boas notícias, contudo. Primeiro, o MOL é, em geral, significativamente mais barato que o Magic no papel. Segundo, você pode jogar MOL sem gastar muito através de uma combinação de trocas espertas, planejamento cuidadoso, e membros generosos da comunidade.

Cartas Grátis: Não dá pra ser mais barato que grátis. Leve vantagem dos bots que oferecem cartas grátis. Você não achará nada caro nestes bots, mas você pode encontrar alguns cards para jogar e começar. Os bots grátis abaixo estão disponíveis:

MTGO Username Service
CardhoarderFreeBot Cortesia da Cardhoarder; pegue até 64 cartas grátis por mês.
CardhoarderFreeBot2 Cortesia da Cardhoarder; pegue até 64 cartas grátis por mês.
CardhoarderFreeBot3 Cortesia da Cardhoarder; pegue até 64 cartas grátis por mês.
ClanTeamFree Cortesia da ClanTeam; pegue até 4 comuns OU 1 incomum grátis por dia.
MTGOTradersFreeBot Cortesia da MTGOTraders; pegue até 64 cartas grátis por mês.
_DojoTradeFree Cortesia da DojoTradeBots; pegue até 8 cartas grátis por dia.
Academy_Quizbo
Cortesia da MTGO Academy - ganhe cartas grátis respondendo trivias.
GoatbotsFree Cortesia da Goatbots; pegue até 4 cartas grátis por dia.
GoatbotsFree2 Cortesia da Goatbots; pegue até 4 cartas grátis por dia.
GoatbotsFree3 Cortesia da Goatbots; pegue até 4 cartas grátis por dia.

Bots grátis costumam ficar muito ocupados; seja persistente e eventualmente você conseguirar abrir a troca para pegar suas cortesias.

Crédito Bot Grátis - A Cardhoarder oferece 2 bot credits para qualquer novo usuário do MOL. Peça os seus já!

Torneios Grátis (PREs): "Player Run Events" (eventos de jogadores), também conhecidos como PREs, são uma grande forma de jogar em torneios que não custam nada mas tem suporte de premiação (geralmente estes são créditos de bots ou cartões-presente de lojas). Há certos PREs especiais ao longo do ano que tipicamente possuem suporte muito maior de premiação, chegando até a centenas de dólares.

Há alguns pontos negativos nos PREs. Primeiro, eles não são muito jogados pois a Wizards não permite propaganda deles no cliente. A maioria dos jogadores não sabe sobre eles, então você normalmente tem sempre os mesmos jogadores nos eventos - muitos deles jogadores muito experientes. Segundo, diferentemente dos torneios sancionados pela Wizards, não há estrutura formal para estes eventos - você entra numa sala de chat, e joga seus jogos nas salas de jogo aberto de Construído. Terceiro, ocasionalmente há mais drama nestes eventos do que em eventos sancionados, devido aos dois primeiros pontos. Tudo isso dito, são eventos GRATUITOS com prêmios - seu valor esperado para jogar não pode ser muito melhor do que isso, então se informe sobre eles.

MagicEV: O valor esperado ("EV", de Expected Value, na sigla em inglês) de um evento é extremamente importante para aqueles com restrições orçamentárias. Há alguns componentes no EV:

  1. O custo da inscrição no evento;
  2. O valor dos prêmios que você espera ganhar; e
  3. O valor de todas as cards que você ganha e adiciona à sua coleção no evento (Limitado)

O cálculo do EV, então, é o valor dos prêmios + valor dos cards - custo de inscrição. Seu melhor recurso para estes cálculos é o Calculador de EV do Goatbots EV Calculator. Claro, o EV é apenas uma estimativa baseada em um número de presunções e médias estatísticas no valor dos prêmios e cards que você abre. As presunções abaixo são levadas em conta:

  1. Sua taxa de vitórias (o quanto de suas partidas você espera ganhar, em média);
  2. Sua capacidade de vender as cartas que abriu pelos preços correntes;
  3. O preço que você paga de inscrição (em Tix e/ou boosters e/ou Play Points); e
  4. Você joga eventos o suficiente para as presunções 1 a 3 serem relevantes no longo prazo (i.e., se você joga um evento e abre um card muito caro, #2 fica distorcido; similarmente, se você joga um evento e não abre nenhum card de valor, também há distorção, para o outro lado).

Para aqueles não interessados em entrar nas minúcias dos cálculos de EV dos torneios, a Calculadora de EV do Goatbots EV Calculator é um recurso fantástico para escolher quais eventos você deve jogar de forma a manter seu custo total o menor possível.

O Formato Pauper: Pauper é um formato Construído, bastante popular no MOL, onde apenas comuns podem ser jogadas. Como você pode imaginar, isso faz os decks significativamente mais baratos que outros formatos de Construído. Entretanto, não se deixe enganar, em dois aspectos: (1) o formato é incrivelmente competitivo no MOL, e (2) alguns cards não são baratos (a comum mais cara no MOL no momento desta tradução é Daze, que custa mais de 13 tix no momento). Apesar do custo elevado de alguns poucos cards, contudo, o formato é fantástico para os jogadores mais preocupados com seu orçamento e procurando jogo competitivo. O subreddit do Pauper possui mais informações e links para aqueles interessados no formato.

Penny Dreadful: Penny Dreadful é um formato ¨em conta¨ criado somente para o Magic Online. Nesse formato qualquer carta de valor inferior a 0.01 tickets são permitas no seu deck. O formato inclui várias cartas poderosas, como Aetherling, Animar os Mortos e Madre das Runas, e se regula automaticamente. Se um deck ficar muito dominante, eventualmente ele aumenta de preço, se tornando ilegal. Visite http://pdmtgo.com para mais informações.

Comunidades, amigos e atos aleatórios de boa vontade: Uma das melhores coisas do nosso querido Magic: The Gathering (e sua versão online) são as pessoas com quem apreciamos o jogo. Uma coisa para a qual o MOL é péssimo é em achar jogadores com o mesmo pensamento - papear é muito difícil no cliente, o sistema de clans é enterrado numa seção pouco acessada, e a comunidade "oficial" ficou bem menos ativa nos últimos anos. Por sorte, existem muitas comunidades do MOL que você pode encontrar e das quais pode se tornar parte. Estas comunidades vão te permitir trocar informações, testar decks, e talvez até emprestar-lhe cards.

  • Limited Resources - veja seu website ou subreddit - maior clan no MOL, focado em jogo competitivo no formato Limitado.
  • Reddit - veja /r/MTGO, que é certamente bem menos ativo que o subreddit de papel - o que podemos mudar no futuro. Há muitas pessoas generosas por aí que adoram ajudar novos jogadores, incluindo o autor deste guia, conhecido por dar créditos grátis para jogadores novos.
  • Tappedout.net - grande comunidade, e muitas funcionalidades interessantes - deckbuilding, um simulador de draft, cubos e outras coisas legais.
  • MTGSalvation - Excelente para discussões e spoilers, fóruns muito ativos, mas não tanto para o MOL.
  • Há inúmeras outras comunidades que não tivemos o prazer de experimentar - mande-nos sugestões!

Ajude a melhorar este Guia 

Se você possui quaisquer comentários, sugestões, ou outras formas de melhorar este guia, por favor entre em contato em support@cardhoarder.com.