Magic: The Gathering pode ser um jogo caro. Isto é duplamente real quando você descobre que uma coleção de Magic: The Gathering Online (o MOL) é uma entidade completamente separada de uma coleção de papel, e isso é a grande razão para que jogadores com orçamentos apertados escolhem apenas jogar em um dos dois, online ou offline, mas não ambos. Apesar da reputação do Magic como um hobby caro, ele pode ser apreciado com quase qualquer orçamento. Além disso, o MOL possui aspectos únicos que auxiliam e encorajam o jogo barato. Este artigo irá explorar as possibilidades de se jogar MOL com restrições orçamentárias, e servirá como guia para conseguir o máximo de valor possível do seu dinheiro no MOL.

Definindo seu Orçamento

Planejamento de longo prazo é crucial quando falamos de um investimento como o MOL. Isso não significa que você precisa ter cada real usado registrado (embora isso ajude se você puder, claro), mas saber seus limites gerais pode ajudá-lo em muitas decisões iniciais necessárias para mantê-lo dentro do orçamento no longo prazo. Isso é ainda mais real no MOL pois (1) todos os jogos que você pode querer estão na ponta de seus dedos, a alguns cliques de distância; e (2) é muito fácil comprar e vender cards e entrar em eventos sem considerar o fato de que você está efetivamente gastando dinheiro. O MOL tem um aspecto muito único inerente a ele, que é a fluidez de seu mercado. Esta fluidez oferece dois benefícios:

1. Depois que o investimento inicial é feito, é muito fácil trocar decks entre formatos Constructed sem muita perda de valor, pois as margens utilizadas no mercado do MOL são significativamente menores que no papel. Por exemplo, cartas novas e em alta demanda de Standard podem ser compradas e vendidas com margens de meros 3-5% de perda.

2. Quando chega a hora de vender sua coleção, você consegue recuperar uma porção considerável de seu investimento inicial usando nosso Guia Para Sair Do MOL. Recomendamos que isso seja usado como um bônus adicional quando abandonando o jogo no futuro, e não um fator orçamentário, já que existe uma vasta gama de fatores externos que podem afetar o valor de suas cartas num ponto futuro indeterminado.

Contas Novas de MTGO - Como conseguir o máximo de seu investimento mínimo

Seja seu orçamento inicial o mínimo possível ou milhares de reais, todos devem gastar US$10 (aproximadamente 32 reais no momento desta tradução) para abrir uma conta no MOL. Este investimento é o mínimo que você pode gastar para começar a jogar no MOL; você pode não gastar nem um centavo a mais. Para ajudar a decidir se este investimento vale a pena ou não, você deve ler nosso Guia de MOL Para Iniciantes. Depois de decidir que quer começar, o próximo passo é extrair o máximo de valor do que vem em sua conta inicialmente.

Event Tickets

Tickets são a quase-moeda do MOL, e os itens de maior valor inclusos no New Account Start Kit. Cada conta nova vem com 5 Tickets. Estes devem ser guardados até que você saiba exatamente a direção que quer tomar no MOL, e você tenha usado todos os seus New Player Points.


New Player Points

Cada conta recebe 20 New Player Points. Estes podem ser usados para entrar um de três torneios especiais; como a inscrição destes eventos só pode ser paga em New Player Points e estes não podem ser obtidos a não ser em contas novas, estes torneios estão sempre cheios de - adivinhe só - jogadores com contas novas no MOL. É importante frisar que não só estes torneios oferecem um pouco de valor em premiações, eles são uma grande oportunidade de aprender a jogar na interface do MOL sem muito a perder.

New to Magic Online Standard Gauntlet

Esses eventos construídos custam 2 novos pontos de jogador para entrar e são uma única rodada (1v1). O lado positivo desses eventos é que você tem a melhor oportunidade de ganhar o maior número de impulsionadores de 5 cartas (3 para ganhar uma partida e 1 para perder); conforme discutido acima, isso pode ou não se traduzir em valor real para você usar mais tarde. A desvantagem aqui é que você precisa possuir um deck padrão para jogar no evento - o que custa dinheiro. Você pode optar por construir um deck padrão de orçamento usando os 5 Tickets de Evento que acompanham sua conta; ou, se você estiver planejando jogar padrão mais tarde, você pode construir seu deck antes de usar seus pontos para maximizar o número de impulsionadores de 5 cartas que você ganha (que é uma proposta de valor instável) e maximize sua prática com o seu deck (aprendendo como funcionam os cartões no MTGO).

- Partidas totais: 10 (10 torneios)
- Ganhos máximos: 50 Play Points

New to Magic Online Phantom Swiss Draft Queues

Apesar destes Drafts provavelmente ser a pior proposição de valor entre os dois tipos de torneio possíveis, eles são uma maneira perfeitamente razoável de se usar seus New Player Points se você gostar de draftar ou não quiser montar um deck Standard ainda. O lado positivo é que eles não necessitam de investimento extra em cards. A parte ruim é que eles não tem bons prêmios e não copiam drafts tradicionais no MOL. Drafts neste torneio são feitos em mesas (pods) de 4 pessoas.

- Partidas totais: 10 (5 eventos)
- Ganhos máximos: 50 Play Points

Cartões grátis na nova conta Starter Kit

Cada conta Magic Online vem com 800 cartões gratuitos, que incluem 40 de cada terra básica (Floresta, Ilha, Montanha, Planícies, Pântanos), 2 de cada comum dos cinco conjuntos mais recentes (atualmente Kaladesh, Aether Revolt, Amonkhet, Hour of Devastation e Ixalan), e vários outros Uncommons, e Rares. Na maior parte, esses cartões têm pouco ou nenhum valor. No entanto, é possível construir um deck fora destes cartões, e começar a jogar de imediato.

Cards gratuitos

Além de tudo que você ganha no seu Starter kit, alguns lojistas e redes de bots no MOL oferecem cards gratuitos para usuários do programa. Além disso, a Cardhoarder oferece 2 bot credits grátis para cada novo usuário do MOL, que são equivalentes a 2 Tickets em cards. Os bots oferecendo cards grátis a jogadores incluem:

MTGO Username Service
CardhoarderFreeBot Cortesia da Cardhoarder, até 64 cards grátis por mês
CardhoarderFreeBot2 Cortesia da Cardhoarder, até 64 cards grátis por mês
CardhoarderFreeBot3 Cortesia da Cardhoarder, até 64 cards grátis por mês
ClanTeamFree Cortesia da ClanTeam; até 4 comuns ou 1 incomum por dia
MTGOTradersFreeBot Cortesia da MTGOTraders, até 64 cards grátis por mês
_DojoTradeFree Cortesia da DojoTrade, até 4 cards grátis por dia
Academy_Quizbot Cortesia da MTGO Academy; cards grátis por acertos em trivias
GoatbotsFree Cortesia da Goatbots; até 4 cards por dia
GoatbotsFree2 Cortesia da Goatbots; até 4 cards por dia
GoatbotsFree3 Cortesia da Goatbots; até 4 cards por dia

Obviamente os cards cortesia não são de grande valor, mas são uma boa maneira de coletar cards comuns que não são incluídos em sua coleção inicial.

Sumário

Após usar todos os recursos que vem com sua conta inicial, você terá:

- 5 Event Tickets (até 8 a mais com Deck Builder’s Essentials
- 5 a 50 Play Points
- Pelo menos 4 torneios (10 partidas) jogados
- 800 cards gratuitos
- 2 bot credits com a Cardhoarder
- 200+ cards gratuitos com bots

Escolhendo os formatos corretos

O MOL tecnicamente pode não te custar nada para jogar além do investimento inicial. Usar os cards que vem com a conta (além de boosters, Tix e bot credit adquiridos) e jogar Freeform (i.e., um formato não oficial) com amigos é uma opção perfeitamente legítima. Contudo, uma das melhores partes do Magic é jogar os formatos estabelecidos.

Formatos Populares de Baixo Custo

Os dois formatos de baixo custo mais populares no MOL são o Pauper e o Momir Basic.

Pauper é um formato onde apenas comuns são legais. Possui sua própria lista de cards banidos e restritos, e rapidamente está se tornando um formato muito popular no MOL desde a introdução das Ligas Pauper. O formato é muito diversificado e é uma grande forma de jogar um formato competitivo com baixo investimento; apesar de haverem alguns decks caros devido a alguns cards comuns de séries raras e pouco draftadas, existem decks tier 1 (considerados entre os melhores do formato) que custam apenas 10, 20 Tix no máximo, e outros que você pode reduzir drasticamente o custo trocando alguns poucos cards específicos e não essenciais (por exemplo, vc pode cortar Gorilla Shamans - um card de sideboard que custa mais de 10 Tix - de alguns sideboards, sem perder grande parcela de competitividade contra o ambiente).

Momir Basic é um formato exclusivo do MOL que requer apenas 60 terrenos básicos e um Avatar Momir Vig, Simic Visionary para jogar. Em resumo, cada turno consiste em criar uma ficha de cópia de uma criatura aleatória igual ao custo convertido da mana gasta naquele turno. Cada turno é completamente imprevisível, e dada a natureza aleatória das fichas, só pode ser jogado online. O Avatar custa aproximadamente 11 Tix no momento desta tradução, e os terrenos básicos são incluídos em sua conta inicial.

Tanto Pauper quanto Momir Basic podem ser bastante complicados. Dado o seu baixo custo, você provavelmente pode jogá-los com apenas os Event Tickets e Bot Credit que você ganhou com sua conta, e não gastar mais nada se não jogar torneios. Para aqueles procurando jogos competitivos, há torneios pagos e com oferecimento de prêmios disponíveis para ambos os formatos.

Penny Dreadful é um formato ¨em conta¨ criado somente para o Magic Online. Nesse formato qualquer carta de valor inferior a 0.01 tickets são permitas no seu deck. O formato inclui várias cartas poderosas, como Aetherling, Animar os Mortos e Madre das Runas, e se regula automaticamente. Se um deck ficar muito dominante, eventualmente ele aumenta de preço, se tornando ilegal. Visite http://pdmtgo.com para mais informações.

Outros Formatos

A regra geral para todos os formatos é a mesma do jogo em papel: quanto mais velho o formato, mais caro é para começar a jogá-lo. Cards em formatos mais antigos tem maior probabilidade de reter seu valor, já que, via de regra, apenas novos bans e restrições afetam significativamente seu preço. Claro que mudanças drásticas no metagame podem também afetar estes valores, mas isso tende a ser real para cards específicos e não formatos inteiros. Além disso, rotações de edições em formatos como o Standard tipicamente reduzem o custo total.

Há exceções à regra geral. Por exemplo, alguns cards podem ter tido edições limitadas online ou serem jogados em muitos formatos. Qualquer destas hipóteses ser real pode elevar muito o preço de cards individuais em comparação a cards com muitas edições ou populares em apenas um formato. Isto pode se aplicar até a cards recém lançados ainda legais no Standard.

A melhor dica que pode ser dada é sempre checar os preços de decks antes de entrar num formato - especialmente se houver um estilo em particular de deck que você prefere. Até o Pauper pode ter decks caros, como mencionado, e até Vintage pode ter alguns decks surpreendentemente baratos (comparativamente, claro). Tenha em mente que o preço pago por um deck não necessariamente determina o quão bom ele é. É certamente possível jogar com decks na faixa mais baixa de preço que ainda são tier 1, sublinhando a importância de escolher o formato e decks corretos antes de gastar seu dinheiro.

Seleção de Deck Constructed

Depois que você decidiu quais formatos você quer jogar, é hora de selecionar os decks que você vai montar. Escolher um deck pode ser um dos fatores mais importantes para determinar não só o quão competitivo você pode ser em determinado formato, mas também o quanto você vai se divertir com ele. Se você não tem certeza de qual deck escolher, a melhor dica é escolher um que você goste e se adeque a seu estilo de jogo. Isto é especialmente real se você não quer jogar eventos com taxas de inscrição. Sua seleção de deck passa por 2 questões principais: (1) Você vai pagar para jogar torneios?, e (2) Qual é seu orçamento?

Jogar gratuitamente vs. Pagar para jogar

Jogar gratuitamente é absolutamente possível no MOL visto que você pode desafiar outro usuário para uma partida, ou criar ou entrar num jogo na área de “Constructed Open Play”. Uma palavra de aviso sobre jogar nestas salas: como todos os lugares na Internet, o anonimato faz com que você encontre pessoas muito rudes com alguma frequência - desde jogadores que irão conceder uma partida instantaneamente ao ver uma Ilha em jogo, até aqueles que vão reclamar de todas as suas jogadas (ou pior). A melhor forma de se jogar partidas gratuitas no MOL é jogar com amigos e conhecidos. O programa cria inúmeras dificuldades para se fazer novas amizades, e encontrar um grupo de jogo online pode exigir muito esforço. Contudo, se você tem um orçamento muito apertado, é um excelente uso de seu tempo no sentido de apreciar o jogo no longo prazo.

Torneios Organizados por Jogadores: existem diversos torneios no MOL organizados por jogadores e outras pessoas não afiliadas à Wizards (denominados Player Run Events, ou PREs na sigla em inglês). Apesar de ser contra os Termos e Condições do MOL organizar eventos que cobram inscrições, existem numerosos PREs no MOL que são de entrada gratuita e oferecem premiações para os vencedores (tipicamente na forma de créditos de bot ou créditos na loja patrocinadora do evento). PREs são uma excelente oportunidade para aqueles com orçamentos muito apertados jogarem em eventos competitivos e ganharem prêmios. A maior desvantagem dos PREs é que eles são difíceis de serem encontrados; a Wizards não permite propaganda de sua existência no cliente. A melhor forma de encontrá-los é em Gatherling.com ou acompanhar atentamente as mídias sociais procurando pelos torneios, até que uma solução melhor seja encontrada pela comunidade]

Torneios com Taxas de Inscrição: Se você planeja jogar eventos que custam inscrições para entrar, escolher um deck que possa vencer se torna significativamente mais importante, já que derrotas no torneio podem impactar seu orçamento. A maioria dos formatos possui uma gama de decks de primeiro nível, capazes de satisfazer a maioria dos estilos de jogo. Contudo, as vezes um sacrifício deve ser feito em termos de divertimento ou competitividade. É decisão individual o que é mais importante, mas conforme a competitividade diminui, maior a quantidade que deve ser investida em inscrições de torneios.

Qual é seu Orçamento?

Após determinar se você irá jogar torneios gratuitos ou com taxas de inscrição (e se parte de seu orçamento deve ser alocado em inscrições), o último e mais importante fator para a escolha de seu deck deve ser quanto dinheiro você ainda tem sobrando.

Equilibrar sua seleção entre seu orçamento, a competitividade e a quantidade de entretenimento que você terá com ele é difícil. Contudo, o orçamento disponível é o fator mais importante visto que provavelmente é o mais difícil de ser modificado.

Contudo, a seleção de deck não precisa ser feita no vácuo. Visto que tantos formatos distintos possuem suporte no MOL, um jogador pode simplesmente mudar para um formato mais barato. Assim sendo, é possível satisfazer os outros valores (competitividade e o valor de entretenimento) com um investimento menor, e então ir subindo degraus gradativamente rumo aos formatos mais caros (conforme você consiga adicionar mais dinheiro a seu orçamento, e/ou ganhe prêmios).

Montando decks de baixo custo

E se você não quer mudar de formatos ou tipo de deck, mas ainda quer reduzir o custo de modo a encaixá-lo em seu orçamento? Será que existe uma forma de montar um deck tier 1 de qualquer estilo de jogo que seja barato? A resposta usual para estas perguntas é montar uma versão “budget” (barata) de um deck popular. Em vários casos, trocar um dos cards mais caros de um deck qualquer pode reduzir drasticamente o custo deste deck. O lado ruim deste método é que isso pode trazer reduzir também a competitividade do deck, visto que os cards mais caros normalmente são peças chave para a viabilidade do arquétipo. Montar versões budget de decks existentes é perfeitamente aceitável, mas é recomendável tomar sempre decisões bem informadas sobre decks puramente budget, e ter especial cuidado antes de entrar em torneios pagando inscrições.

Outro método bastante popular para a montagem de decks budget é montá-los a partir de arquétipos e estratégias completamente novos, usando cards menos populares (e por este motivo mais baratas) disponíveis no formato. Apesar de você ainda dever ponderar sobre a competitividade do deck (e tomar cuidado ao pagar inscrições de eventos para jogar com ele, em particular antes de testá-los), este método pode evitar alguns dos problemas das versões budget de arquétipos já existentes; em particular, a remoção de peças-chave que impeçam o deck original de fazer aquilo que ele é desenhado para fazer. Existem muitos recursos disponíveis para o aventureiro que deseja montar decks budget, mas recomendamos a série Budget Magic do Saffron Olive, no MTGGoldfish.

Um aviso importante: devido à popularidade da série, em alguns casos cards ou decks inteiros podem subir drasticamente de preço de um dia para o outro após serem mostrados na série. Se puder, tente não comprar cards imediatamente após os vídeos irem ao ar, preferindo deixar que alguns dias se passem para que o burburinho inicial se dissipe.

Outros criadores de conteúdo que fizeram jogar Magic em um orçamento que eles incluem incluem, mas não estão limitados a:

Budget MTG Decks: Um canal do YouTube dedicado a construir decks exclusivamente com cartões que custam menos de um dólar.

Strictly Better MtG: A equipe por trás deste canal do YouTube tem uma experiência combinada de 30 anos jogando Magic, e abrange novidades, e organiza revisões, além de técnicos de plataforma que destacam suas cervejas de orçamento.

Tolarian Community College: Enquanto o professor é amplamente conhecido por suas avaliações de produtos, ele também fez uma série de vídeos com plataformas a preços acessíveis que podem ser jogados em todos os formatos, do padrão, ao moderno e até mesmo o legado.

Investimento vs Custo

Um último truque que você pode usar para encontrar o equilíbrio entre orçamento, competitividade e entretenimento: simplesmente mude sua perspectiva. É possível investir em cards no MOL e, fazendo tudo corretamente, perder pouquíssimo dinheiro ao revender seus produtos por dinheiro no futuro; por exemplo, se seu orçamento é US$30, você pode gastar $300 em um deck e depois vendê-lo por $270 e ainda estar dentro do seu orçamento, ignorando os requerimentos de fluxo de caixa associados a este raciocínio aqui). Neste sentido, pode-se pensar que é como alugar os cards no MOL, considerando que você compre e venda de maneira correta e bem informada. Algumas pessoas fazem isso até visando o lucro, mas isso é significativamente mais difícil e envolve especulação. Este método está além do escopo deste artigo, e conforme mencionado acima, o melhor método para a maioria dos jogadores é usar o valor residual de sua coleção como um bônus em vez de algo a ser considerado como parte de seu orçamento.

Draftando com orçamento limitado

Qualquer discussão sobre drafts e orçamentos deve começar com algumas considerações honestas sobre os custos desta modalidade de jogo. Exceto no caso de um percentual de vitórias muito elevado, draftar é BEM CARO; um draft custa entre US$10 e US$14 no MOL, dependendo do formato e alguns outros fatores. A média de longo prazo dos cards que você drafta não passa perto de cobrir este custo, e no máximo o reduz em alguma medida. Assim sendo, a menos que você possa ganhar bastante contra alguns dos melhores jogadores do mundo, uma discussão orçamentária sobre drafts deve estar centrada em como reduzir estes custos, e não como torná-los realmente lucrativos. A maioria dos jogadores que drafta no MOL gosta muito do formato, justificando os custos em grande medida como entretenimento; afinal de contas, apesar do custo, draftar é das formas mais divertidas de se jogar Magic, e é especialmente apreciada no MOL.

A maneira mais barata de draftar 

Conforme mencionado acima na discussão de New Player Points, cada conta nova vem com pontos suficientes para 5 drafts. Com o custo de uma conta nova em 10 Tix, e você recebendo 5 Tix no Starter Kit, cada draft custa US$1. Considerando que o custo de um draft normal varia entre US$10 e US$14, esta modalidade de draft é certamente a mais barata do MOL. Claro que drafts regulares oferecem mais premiações, mas para ser vitorioso neles, você deve ser muito bom em drafts; mas talvez a maior desvantagem desta modalidade seja que as mesas possuem 4 jogadores, e não 8, o que diminui seu valor como treino. Além disso, estes drafts estão disponíveis apenas para a série mais recente, o que diminui consideravelmente a variedade do formato.

Drafts Tradicionais no MOL

Existem duas formas de draftar os formatos recentes em mesas de 8 jogadores no MOL, e se distinguem por sua estrutura e formatos: Ligas, e mesas 6-2-2-2. Cada uma destas serve um propósito, e escolher a estrutura correta pode ser importante para minimizar o custo de cada draft.

Ligas

Ligas de Limited são uma adição recente ao MOL, e oferecem uma experiência única comparadas aos drafts com os quais você está acostumado. Para começar, você provavelmente não enfrentará oponentes que estavam na mesma mesa de draft que você. Assim sendo, você pode pegar um card para que oponentes não o tenham (conhecido como “cortar” nos drafts padrão) e ver o mesmo card sendo jogado contra você logo na primeira rodada. Você também não possui limite de tempo para montar seu deck, e pode até pedir ajuda a amigos para fazê-lo.

Há ligas em vários níveis de dificuldade, e também ligas de eliminação simples. Assim sendo, você tem diversas opções para adequar sua experiência com seus objetivos.

6-2-2-2

Estas são as mesas onde a competição realmente esquenta já que não existe válvula de escape - uma derrota e você está eliminado do evento. 6-2-2-2 se refere ao número de boosters de premiação de acordo com seu recorde final. Notavelmente, comparando-se às mesas de Suíço, os jogadores ganham 1 booster a mais por vitória, mas estas devem ser consecutivas.

Como Comprar Cards

Depois de determinar o que você comprará, a etapa final é considerar como você vai comprar os cards que você escolheu de modo a melhor conservar seu orçamento. Comprar cartas e boosters para draftar é tão simples quanto entrar na aba Trade do MOL, colocar o nome do que você procura na caixa de busca, e clicar em um dos vendedores encontrados. Este provavelmente é o método menos eficiente em termos de orçamento.

Comprar 

Primeiramente, procure bastante para achar os melhores preços para os cards que quer comprar. Isto significa que você pode comprar cards de múltiplos lojistas. Fazer isso para cada card pode salvar vários Tix no longo prazo. Quando se trata de comprar cards, há sempre um cálculo de custo e benefício entre o tempo que você gasta procurando e o menor preço que você consegue. Quanto menor seu orçamento, mais importante é checar todas as fontes disponíveis pelo melhor preço. Ironicamente, fazer o oposto a partir do momento que você possui bot credit numa rede pode ajudar a poupar uma quantidade considerável de Tix, graças a prevalência de bots no MOL; em vez de pegar Tix inteiros de sua coleção como pagamento por cards que valem menos de um Tix, os bots salvam frações em seus sistemas, o que te permite comprar múltiplos cards baratos por um Tix mesmo sendo estes indivisíveis (e você também pode fazer isso ao longo de muito tempo, comprando cards em momentos diferentes). Desta forma, é vantajoso manter-se fiel a redes de bots que oferecem preços constantemente competitivos em formatos que você joga.

Momento

O momento de suas compras e vendas é crítico. É fácil querer comprar os cards quentes do momento, mas isso pode ser uma proposição muito cara - especialmente se a onda for passageira ou não merecida. É certamente possível que você perca a “próxima tech”, mas na maioria dos casos, é mais interessante fazer compras seguras. Se um novo deck for atrativo para você, normalmente vale a pena esperar alguns dias para os preços deste se normalizarem. É muito raro que algo tenha um pico de preço após um torneio e os preços continuem subindo indefinidamente; na maioria dos casos, os preços caem logo depois do pico (como um exemplo, os decks budget do SaffronOlive tipicamente veem um aumento nos preços, seguidos de uma normalização nos dias subsequentes à publicação do vídeo).

Flashback Drafts

Para aqueles interessados em cards antigos, o MOL oferece Flashback Drafts de formatos antigos, que colocam mais cards destas séries em circulação. Normalmente, cards destas séries tem seus preços reduzidos durante o período no qual estes drafts são oferecidos, já que a oferta aumenta (e as vezes também em antecipação a estes drafts). É importante ressaltar que o mercado do MOL é bastante fluido, e essas variações de preço ocorrem rapidamente, mas podem ser bem previsíveis, como neste caso.

Different Versions

Como uma dica final para comprar cards, tenha em mente que você deve procurar todas as versões disponíveis de cada card. Para alguém com orçamento limitado, a versão do card dificilmente é algo relevante, e certas edições do mesmo card podem ser significativamente mais baratas (por conta de oferta superior ou mesmo uma arte menos atrativa). Geralmente, a versão mais nova será a mais barata, mas as vezes há versões promocionais ou até mesmo foils que são mais baratas.